Trigésimo terceiro dia - acertos

dia-a-dia: quase lá

Como a obra está parada, não tinha necessidade de estar lá cedo, por isso saí de manhã, sem pressa. Almocei em Moncorvo e resolvi os meus assuntos durante a tarde. Voltei pelas cinco.

Primeiro fui ter com o empreiteiro. É hora (já devia ter sido feito, mas deixei passar o tempo) para acertarmos a fossa e o pavimento exterior. O arranjo dos cardanhos e do estacionamento tem de ficar para depois. O empreiteiro não estava em casa mas sim no armazém do Louças, o fornecedor de parte dos materiais para a obra. Aparentemente o Louças já tinha encomendado as telhas mas não o tinha dito ao empreiteiro. Como eu apenas durante o fim de semana tinha decidido qual o tom das telhas a usar, tivemos de refazer a encomenda. Muita confusão. Afinal as telhas são mais caras, ó Nuno. Mas o Louças não dizia o preço exato. Não queria dizer. Pedi-lhes para resolverem por eles a coisa. Falámos também da fossa e do pavimento. Entreguei ao empreiteiro folhas com quantidades e descrições e também alguns desenhos. Insisti na calha à frente de cada porta e nas tampas de saneamento circulares e ocas, em relação às quais tenho agora dúvidas. O ideal era construir a fossa (assim como a cobertura) antes que chegassem as chuvas, o que já não é possivel.

Mesmo ao lado do Louças está a carpintaria Carapuça. Ia apenas lá para lhe deixar (ao Bruno) uns desenhos e fiquei num misto de pânico e êxtase quando vi que a obra avança! Caibros e forro já cortados. Quando cheguei estava ele e um ajudante a passar as réguas de forro por uma máquina. Mostrou-me uma viga, já com tapa-poros (não percebo mesmo nada de carpintaria), faltando apenas o verniz. Parece-me que se depender do Bruno a obra segue sempre direitinha.

Aproveitei a ida a Freixo para comprar comida para a Fidalga e ver preços de fardos. Já em Martim Tirado, aproveitei para trazer mais amêndoas e batatas, marmelos e nozes, a pedido. Afinal os homens andaram mais tempo do que pensava pela obra, e parte da forra da viga-lintel já está feita, assim como a parede à volta da porta:

a vista do jardim

Sem comentários:

Enviar um comentário