Sexagésimo terceiro dia - loureiro

dia-a-dia: a última da série. telhado acabado
(foto)

Seguindo conselhos estrangeiros, em vez de vir segunda à noite vim hoje de manhã. Conselho madrasto. Nem dois cafés mataram o acordar cedo e uma noite mal dormida. A única solução foram quarenta minutos de sesta numa saída do IP4.

Cheguei à hora do almoço. Para compensar o atraso trabalhei até às três, parei para comer e acabei a marcação do pavimento.

o que será um pátio 2
(foto)

Veio outro eletricista durante a tarde, ver a obra para preparar orçamento. De manhã falei com o carpinteiro, que me advertiu que a laje é tão irregular que precisa de ser acertada. Como se fosse receber pavimenta cerâmica, palavras dele. Transmiti a vontade do carpinteiro ao empreiteiro, que me veio com dívidas antigas e com a necessidade de pagar o referido atolachamento. Mal vi que as minhas invetivas não o afetavam, telefonei ao investidor. Logo chegaram a acordo.

À Fidalga chegaram-lhe as carraças. Cuidei disso. As gingeiras, ameixoeiras e cerejeiras florescem. Igual para o meu cerejal. Descobri um loureiro a renascer por debaixo das pedras do palheiro demolido da casa do meu avô. Dizem os velhos que ao sítio onde morava o meu avô chamavam Quinta do Loureiro. Encontrei-o.

gingeiras em flor
(foto)

Ao fim da tarde o empreiteiro confrontou-se com a necessidade de limpar o interior da casa, a fazer antes do início do pavimento atolachado. A casa está cheia de entulho de todas as fases que ficaram para trás. Serrim, cortiça, montantes do pladur, papéis e plásticos. Percebi que vai tudo parar ao contentor. Tamanha ingerência equivalia a vários meses de separação em minha casa. Peguei nos papéis e juntei-os todos, e juntei o plástico dos pacotes de aglomerado de cortiça em molhos. Amanhã boto tudo no contentor.

Pediram-me ainda agora para resolver a tdt, coisa nova cá na aldeia, que não funcionava. Descrentes, cansados, deram-me os comandos, sempre dizendo que o filho é que ia resolver tudo. Não é para me gabar mas nasci no meio de computadores. Pôr a funcionar uma televisão é assunto de neném.

O Alex ladra às ovelhas que passam. A Xeila cheira-me os pés. Mais um fim de tarde em Martim Tirado. Com o sol ainda baixo, o descanso sabe bem. É aproveitar enquanto não vem o verão.

Sem comentários:

Enviar um comentário