Septuagésimo nono dia - foicinha


O empreiteiro não veio, temente da chuva. Vim eu. Com as poucas pedras que sobraram fechei grande parte do lajeado, ficando para amanhã o cimentar.

o lajeado, a caminho da conclusão
(foto)

Chaves: a notícia do dia. Pela primeira vez, depois das paredes, depois do telhado e das clarabóias, chegaram janelas com ferrolho e portas com fecho. Já não há cá bichos nem ladrões a entrarem por aqui adentro. Consequência disto, achei a casa mal trancada e voltei lá agora. Tudo mais trancado que o Banco de Portugal.

fechadinha
(foto)

Na ânsia de ferrolhos e fechos reparei no buraco para o fechador. Muito acima do sítio certo. O modelo que escolhemos (e qualquer outro que escolhêssemos) batia, por fora, no postigo, e por dentro, na janela. Coisa que eu percebi logo no primeiro desenho, e que o carpinteiro sabia mas esqueceu. Só hoje, confrontados com o erro, é que o carpinteiro me explicou que não podia furar a travessa, por isso pôs a fechadura por cima da travessa. Hora de telefonar ao fornecedor a anular a encomenda dos puxadores, a trocar por bolas.

Passada a meia-hora, alcei a foicinha bem alta no ar e ala que se faz tarde. Contrariando todos os que me diziam 'o que faz falta aqui é herbicida - mainada', comecei eu próprio a fazer o serviço do herbicida. Cortei tudo o que fosse mato alto (de tudo o que cortei, só reconheci cardos e aquela plantinha que também deita flores roxas, olhos-de-gato) e deixei ficar o mato mais baixo (muitos malmequeres). Desatei a cortar sem nada programado, ainda sem saber o que cortar nem o que fazer ao que cortasse. Ao ver os molhos a amontoarem-se decidi dar uso à palete e fiz uma espécie de compostor, junto a uma porta de chave perdida.

o primeiro compostor de Martim Tirado
(foto)

O senhor Acácio, filho do tio Amílcar, trouxe-me uma mão cheia de cerejas. As primeiras do ano. Infelizmente, ainda não chegou o tempo delas.

Sem comentários:

Enviar um comentário